Répteis mesossaurídeos são encontrados no Brasil em rochas da Formação Irati, Bacia do Paraná, que datam do Período Permiano, aproximadamente 250 milhões de anos atrás. Na América do Sul ocorrem também em rochas de mesma idade no Uruguai e Paraguai. Mesossaurídeos são encontrados também na região sul do continente Africano, na bacia do Grande Karoo, Kalahari e Huab Karoo, e atualmente conhecemos apenas três gêneros: Mesosaurus, Stereosternum e Brazilosaurus.
A litografia da unidade Irati constitui-se num eficiente marco estratigráfico na bacia e a presença de mesossauros neste intervalo é um elemento adicional muito importante para comparação entre regiões muito distantes entre si, sendo, inclusive, o melhor referencial para estudos de crono-correlação entre as bacias do Paraná e Karoo (África do Sul), reforçando a tese da deriva continental.
Sítios fossilíferos da Formação Irati afloram em praticamente toda a extensão da Bacia do Paraná. Sua importância deve-se à riqueza da paleoflora e paleofauna, que se acham preservadas em seu interior.
O Sítio Serra do Caiapó, Município de Montividiu, Estado de Goiás destaca-se pelo registro fossilífero de mesossauros, sendo assinalada a presença de Brazilosaurus sanpauloensis. O estudo deste sítio, bem como o de outros sítios da Formação Irati, tem permitido detalhar a história da Bacia do Paraná, inferindo importantes interpretações crono e bioestratigráficas e paleogeográficas, possibilitando o aprofundamento de seu conhecimento.
Até o presente, o Sítio Serra do Caiapó não possui atenção especial quanto à preservação e, portanto, recomendam-se medidas que garantam sua conservação como patrimônio mundial.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir